sábado, 10 de fevereiro de 2018

SER, OU NÃO SER: A ESCOLHA É SUA

(imagem do google)

Meu amigo é um chato confesso e assumido. Nunca disfarçou sua chatice. Chega a fazer publicações esporádicas sobre o assunto. E aliás, chatices há de vários tipos e para todos os gostos. O que é chato para mim, não necessariamente será chato para você.
Como todo mundo, tenho as minhas e quem me conhece bem sabe quais são. Vou falar, pois, do que acho chato. Tenho horror a música sertaneja, pagode, funk e afins. E aquele vizinho que gosta e resolve ouvir na maior altura, achando que também vou gostar, é um chato profissional. Detesto gente que conversa comigo colocando a mão em mim o tempo todo. Não sou exatamente refratária ao toque, mas aquela mãozinha no meu ombro e nos meus braços a cada frase, como que para chamar atenção, é de uma chatice sem fim. Pessoas que falam sem parar e não dão a deixa para que você entre com sua opinião, além de chatas são inconvenientes. Certos serviços domésticos são chatos de executar e me dão ataque de preguiça. Aquele chato que me pede várias coisas ao mesmo tempo, sem me dar uma folga para respirar, é, mais que tudo, um folgado: provavelmente não está fazendo sua parte das tarefas. E vai por aí. Atenção, porque estou falando apenas das pequenas chatices do dia a dia. 
Agora vem o pior: a grande chatice! E para descrevê-la recorrerei a um adjetivo antigo e praticamente em desuso no nosso idioma, ao menos no Brasil : UNTUOSO/A. Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, duas acepções definem bem o que me aborrece. 4. Derivação - sentido figurado:  que causa agradável sensação de brandura; macio, meigo, melífluo, suave;  5. Derivação - sentido figurado. Uso: pejorativo: cheio de unção ('maneira insinuante'); bajulador. Esse tipo de pessoa, na minha opinião, é detestável. Não apenas por ser chata, mas, principalmente, por ser falsa.
Convivemos nas redes sociais e há um excesso de preocupação com a imagem; por esse motivo a web anda cheia de sujeitos untuosos. E é muito fácil perceber a diferença entre GENTILEZA e UNTUOSIDADE. A pessoa gentil trata os amigos, sejam reais ou virtuais, com delicadeza e simpatia, mas não é, nem de longe, um bajulador. Já o untuoso - ou untuosa - é aquele indivíduo cheio de rapapés - outra palavra pouco comum, mas essa vou deixar para vocês procurarem o significado ou inferirem pelo contexto. Agradece demais, elogia demais, cumprimenta demais e, o que é ainda pior, se autopromove através desses estratagemas, chamando atenção pelo seu modo melífluo de tratar todo mundo. Mas é daqueles que, no dia em que lhe pisam o calo, se esquecem da compostura e sabem ser desagradáveis, arrogantes e... chatos ao último grau.   
Tomo muito cuidado com esse tipo: evito falar de minha vida pessoal e estender muito o papo. Trato bem e é só. Nessas horas, prefiro o meu amigo. A propósito, talvez seja também pelo fato de ele ser assumidamente chato que gosto muito do gajo. Não é falso e fala sobre tudo com a maior sinceridade. Prefiro um comentário sincero, ainda que incômodo, do que falsidade gratuita só para angariar simpatia. Num tempo de desconfiança, aparência e hipocrisia, melhor não vacilar. 

Um comentário:

  1. Viu só! Adorei! Fico feliz que osso papo tenha incentivado você a escrever. Não dói nada! ;-) É assim mesmo, aos pouquinhos (você sabe)! A gente dá as paradas e... voilá! Volta tudo! beijinho

    ResponderExcluir